Elcione protesta contra descaso do Governador com a Segurança

A Deputada Elcione Barbalho subiu a tribuna para protestar mais uma vez contra a negligência e o Descaso do Governador do Pará com a população. Mais uma vez ela fez um apelo para que o Governador aceite a ajuda Federal e convoque a Força Nacional. Confira o Discurso proferido nessa quinta-feira, dia 29 de outubro.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores parlamentares,

Mais uma vez subo a essa tribuna para demonstrar minha total indignação com a situação da segurança pública do meu Estado, o Pará. É como escreveu no espaço dedicado ao leitor, do Jornal Diário do Pará, uma jovem estudante na última segunda-feira: “a Segurança Pública, apesar de importantíssima, não é vista como prioridade para o Governo do Pará”. Coincidentemente, no mesmo dia, o Diário noticiou o assassinato de um soldado da Polícia Militar, Vitor Pedroso. Seria o início de uma onda de assassinatos, em apenas três dias, 64 mortes, dentre elas, a do próprio bandido que matou o policial Pedroso.

Preso em fragrante, o criminoso de codinome Pocotó, internado e vigiado por dois policiais, foi executado a queima roupa, numa demonstração clara de que o crime organizado está mais organizado que o Estado, que se revela incapaz de assegurar proteção até para os que estão sob sua tutela. O Conselho Federal de Medicina chegou a emitir nota pedindo providências diante do clima de terror vivido, não só com a execução de um criminoso vigiado e dentro das dependências do hospital, como pela precariedade da Segurança nos hospitais paraenses.
Enquanto milicianos decidem quem deve morrer, os policiais vão para as ruas em clima de ameaça e insegurança. Policiais criticam a falta de assistência do Estado, inclusive, para com os familiares dos policiais mortos. Não havia sequer um representante do Estado no enterro do policial morto, mas o enterro do bandido recebeu uma verdadeira escolta. Negligência essa que somente esse ano já vitimou 19 policiais assassinados, 8 baleados e um tetraplégico. São quase três policiais vitimados por mês. Todo efetivo é formado por apenas dezesseis mil enquanto a própria corporação reconhece que seria necessário o dobro para se ter uma força mínima de combate à violência. Ontem, quando eu estava aqui nesse plenário, soube que mais um policial da Rotam foi baleado na cabeça! A vida das pessoas não é brincadeira e não podemos mais nos calar e aceitar passíveis, o que está acontecendo!

O Governador se omite de seu dever! Apesar dos apelos dos Deputados Federais e Estaduais, que insistem inclusive no pedido de ajuda federal. Eu, o Ministro Helder Barbalho e representantes da bancada paraense fomos recebidos pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo que se prontificou a ajudar, colocando a disposição a Força Nacional para atuar imediatamente no nosso Estado. Mas, apesar dos nossos apelos, apesar do clamor da população, apesar da covardia com a população paraense o Governador vive num mundo de faz de conta, como se nada estivesse acontecendo.

Enquanto isso, o paraense paga com a própria vida por todo esse descaso! Só para dar um exemplo, entre as quase setenta mortes ocorridas nos últimos três dias, dois jovens foram assinados brutalmente, um rapaz de apenas 17 anos foi morto com oito tiros e uma jovem de 22 teve seu corpo carbonizado!

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores parlamentares, estamos vivendo uma guerra entre o bem e o mal e com o povo paraense no meio. É inaceitável tantas vidas ceifadas pelo descaso do Governador, pela sua reiterada omissão para com Segurança do nosso Estado. Está claro que o Pará é comandado por todos, por esse Governador.

Como paraense e como cidadã, eu exijo providências!

Muito Obrigada.

Deputada Elcione Barbalho
PMDB – PA.

Outubro de 2015

Compartilhe:

One thought on “Elcione protesta contra descaso do Governador com a Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *